Chuvas

Foram registradas ocorrências de chuvas em várias regiões do RN, nas últimas 24 horas. A Emparn
atribui as chuvas ao Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no oceano Atlântico. De acordo com os meteorologistas, esse fenômeno  pode atuar de dois a três dias. As maiores precipitações foram registradas em Pau dos Ferros (35 mm), Tenente Ananias (30 mm), Coronel João Pessoa e Venha Ver (25 mm),  Serra Negra do Norte (28 mm), São Miguel (20,8 mm) e Luís Gomes (20 mm). 


Blogs da região Seridó relatavam ontem que as chuvas das últimas 24 horas já proporcionavam cenas há muito não vistas. Em Parelhas, o Rio Seridó colocou uma pequena cheia, na altura do Sítio Tapera. No Sítio Algodão, a chuva chegou a 50 mm.  

Com a estiagem dos dois últimos anos, os 23  principais reservatórios do Estado acumulam,  juntos,87,7  milhões de metros cúbicos de água, de acordo com dados da Semarh. Esse volume equivale a totalidade e mais um pouco da capacidade do Boqueirão de Parelhas, em época de cheia. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern)  14 cidades  estão com colapso no abastecimento de água.  

Ontem, a Caern informou que a  Regional Mossoró está em estado de atenção por causa da diminuição da oferta de água em um trecho da adutora Arnóbio Abreu. A escassez de água causou baixa no reservatório, afetando também a qualidade. O trecho atende Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais.