Lagoa é abastecida com água de Adutora
Uma ação criminosa desviou 5,4 milhões de litros de água, prejudicando oito cidades do Trairi. Com isso a Companhia de Águas de Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, reduziu em 20% o abastecimento de água nas cidades abastecidas pela Adutora Monsenhor Expedito, quantidade suficiente para abastecer 36 mil pessoas em Tangará
. As cidades prejudicadas com a diminuição no abastecimento foram: Santa Cruz, Tangará, Japi, Coronel Ezequiel, São Bento do Trairi, Campo Redondo, Lajes Pintada e Jaçanã.
No local onde a adutora foi violada, a vazão chega a 600 mil litros de água por hora, o equivalente a 10 mil litros por minuto, suficiente para abastecer os dois reservatórios da Tangará, que armazenam 450 mil litros, em apenas 45 minutos. O volume de água desviado durante 9 horas na terça-feira 17, em Tangará, seria suficiente para suprir as necessidades de 36 mil pessoas durante um dia.
A CAERN publicou nota informando que o desvio foi encontrado numa propriedade particular localizada próximo à Tangará. Um registro de descarga, equipamento utilizado para a manutenção e consertos da adutora foi utilizado para fazer o desvio para um barreiro, a ação foi realizada na noite da última segunda-feira, 16, e detectado pela Companhia na terça-feira, 17.
Denúncias foram realizadas informando sobre o desvio e um técnico da empresa fez o reparo, após nadar até o local onde o registro foi violado. O técnico de manutenção, Apolônio Cirilo, disse ter se surpreendido com o tamanho da lagoa. “Era tanta água que cheguei nadando ao registro”. A lagoa tinha 70 metros de extensão, localizada a sete quilômetros da cidade de Tangará. A companhia informou o caso para a Delegacia de Polícia da cidade que lavrou um Boletim de Ocorrência.
Parece que ações como essa não são casos isolados no estado, por causa da grande extensão do sistema de tubulação que vai das adutoras até às cidades do interior.
A redução tem por objetivo fazer a manutenção de três bombas instaladas na captação de água. O trabalho foi iniciado ontem, 20, e deve ser concluído na próxima segunda-feira, 23, informa o gerente da Regional Litoral Sul, engenheiro Tadeu Olímpio Guedes, acrescentando que a redução será de 300 mil litros de água por hora.
O gerente disse que há equipes volantes de fiscalização nesse grande corredor, mas não é suficiente para coibir casos como este. São mil quilômetros de adutoras e parte da tubulação atravessa terrenos privados.
A companhia teria concretado parte dos registros de descargas para evitar o roubo de água, mas parte desses registros precisa ficar aberta para serviços de manutenção na rede.