Jogo é sem graça, mas primeiro lugar é garantido pelo Brasil em empate insosso de 0 a 0 contra Portugal

Jogo em dois atos. Assim foi a partida entre Brasil e Portugal nesta sexta-feira, no estádio Moses Mabhida, em Durban, pelo Grupo G da Copa do Mundo. O empate em 0 a 0 garantiu as duas seleções nas oitavas de final. O Brasil terminou com 7 pontos, em primeiro, e Portugal em segundo com 5 pontos
.
* Veja os melhores momentos da partida
A primeira etapa foi dominada pelo Brasil. A Seleção Brasileira teve quase 70% da posse de bola, mas não criou muitas chances de gols, parando no forte bloqueio português. Nilmar teve bom desempenho, acertando a trave. Na etapa final, tudo mudou. Portugal foi ao ataque e dominou totalmente a Seleção. Sem Kaká e Robinho, o Brasil mostrou muitas deficiências na criação de jogadas, com atuações apagadas de Julio Baptista e Daniel Alves. Em alguns momentos da etapa final, o zagueiro Lúcio partiu para o ataque e tentou armar as jogadas ofensivas.
A primeira chegada brasileira veio aos 5 minutos com um chute forte de Dani Alves de fora da área. Portugal entrou com uma retranca fortíssima com quatro zagueiros, três volantes e apenas Cristiano Ronaldo no ataque. Desta forma, o Brasil encontrou muitas dificuldades para penetrar na defesa lusitana. A equipe adversária por sua vez, praticamente não tocava na bola. O Brasil chegou a ter 70% de posse de bola. Em meados da primeira etapa, o jogo esquentou. Juan colocou a mão na bola e levou cartão. Duda reclamou e também foi advertido

A Seleção Brasileira criou a primeira grande chance apenas aos 29 minutos, quando Nilmar aproveitou cruzamento na área e bateu cruzado de primeira. O goleiro Eduardo fez grande defesa, a bola ainda bateu na trave e a zaga portuguesa afastou. O clima continuou quente. Tiago tentou cavar pênalti e gerou revolta na defesa brasileira. Dez minutos mais tarde, Luis Fabiano quase marcou. O atacante subiu mais alto que a zaga portuguesa, mas cabeceou para fora, rente à trave direita de Eduardo.
No minuto seguinte, o volante luso-brasileiro Pepe deu entrada dura em Felipe Melo e levou cartão. A única chegada dos lusitanos aconteceu aos 41 em chute de Cristiano Ronaldo, que Julio César pegou com firmeza. Felipe Melo revidou e deu uma pancada dura em Pepe, levando amarelo. O volante brasileiro deu outra entrada no português. O técnico Dunga, percebendo o descontrole de Felipe Melo foi obrigado a promover a primeira alteração, tirando o volante e colocando Josué em campo, ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo só dá Portugal

Portugal veio com mais atitude para o segundo tempo, arriscando mais ataques e levando perigo ao sistema defensivo do Brasil. Os europeus dominaram as ações na etapa final. A primeira chegada com perigo veio aos 2 minutos. Cristiano Ronaldo foi lançado no mano a mano e na linha de fundo cruzou para Danny sozinho. O capitão Lúcio apareceu para evitar o gol. Ronaldo caiu de novo pelo lado direito da defesa brasileira. Desta vez foi Juan que tirou de cabeça. Aos 13, Lúcio cortou para o meio da área e Raul Meireles bateu para milagre de Julio César a queima roupa. Com os jogadores de meio de campo e atacantes muito marcados, o capitão Lúcio começou a tentar armar a equipe. Nos acréscimos, Ramires quase marcou. O meia arriscou de fora da área e a bola desviou em Bruno Alves, enganado o goleiro Eduardo, que teve que se esticar todo para evitar o gol brasileiro. No final da partida, Brasil apenas esperava o final da partida para garantir a primeira colocação do grupo. Portugal também diminuiu o ritmo, satisfeito com a segundo vaga.