Desvio obriga condutores a usarem estradas precárias


O buraco cheio de água a poucos metros da placa que indica o caminho para o município de São Pedro é as boas vindas para os automóveis que buscam um desvio do trecho interditado da BR-304. Com a impossibilidade de se trafegar na tradicional estrada que liga Natal e Mossoró, os motoristas, principalmente dos veículos mais pesados, são obrigados a transitar em vias que não foram projetadas para suportar tanto peso.
Emanuel AmaralRNs utilizadas como alternativas não são adequadas para receber o intenso tráfego da BR-304O caminho provisório para se locomover entre as duas maiores cidades do RN tem três vias, todas elas estaduais. Para quem vai de Natal para Mossoró, é necessário passar pela RN 203, que leva até os Municípios de São Pedro e São Paulo do Pontegi. Depois disso, pela RN 120, que vai de São Paulo do Potengi até a BR-304, num ponto após o trecho que foi interditado pelo Dnit. Já para quem vai de Mossoró para Natal, a principal via é pela RN 064, que liga Santa Maria a Ceará-mirim, desembocando na BR-406, entre Ceará-Mirim e Natal. Esses são os percursos indicados pela Polícia Rodoviária Federal até amanhã, quando a BR-304 será liberada.As carências das três RNs que servirão de alternativa à BR-304 até amanhã são facilmente perceptíveis. Primeiro no que diz respeito à conservação do asfalto. Entre São Pedro e São Paulo do Potengi, a estrada está quase sem asfalto, enquanto que entre São Paulo do Potengi e Santa Maria, os buracos na pista são abundantes. Em muitos momentos, os veículos, mesmo os maiores e mais pesados, são obrigados a pararem para atravessar os obstáculos do chão. Na RN 064, que liga Santa Maria a Ceará-Mirim, além dos buracos, os motoristas têm de conviver com água na pista, proveniente de uma lagoa com volume acima de sua capacidade. Animais na pista também são comuns. As RN´s estão localizadas em áreas habitadas por inúmeras pessoas, por isso o trânsito de gente e bichos não é raro.O outro ponto complicado em trafegar por essas estradas, principalmente no atual volume de veículos, é a sinalização e o acostamento. Nas RN´s não há acostamento suficiente. Em alguns pontos, ele é mínimo, com no máximo meio metro de largura, e em outros é simplesmente inexistente. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE flagrou algumas vezes veículos perigosamente parados na pista por falta de acostamento. Na parte da sinalização, a mesma falta de estrutura. Em vários pontos, principalmente entre São Pedro e São Paulo do Potengi, a sinalização horizontal é inexistente. Ao mesmo tempo, as placas não existem em alguns trechos e em outros estão presentes de forma insuficiente.Em termos de distância, não houve grandes alterações, embora pese aí a diferença de estrutura das estradas, com a BR-304 sendo uma via muito mais bem sinalizada e com asfalto mais preparado. O desvio para quem vai de Natal a Mossoró, passando por São Pedro e São Paulo do Potengi, tem 45 km. Isso significa 15 km a mais do que o percurso tradicional. No caminho inverso, percorre-se 63 km entre Santa Maria e Natal, passando por Ceará-Mirim, num total de 6 km a mais do percurso original, que vai por Macaíba. Ainda existem caminhos diferenciados, por estradas carroçáveis, que significam menos estrada para percorrer, mas uma via mais difícil para os veículos.