
Os bancários do RN se reuniram mais uma vez em assembléia, na noite de hoje (24). Na reunião, nenhuma deliberação sobre o fim da greve iniciada pela manhã, já que não houve qualquer reação ou contraproposta do Governo Federal ou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). assembléia serviu para avaliação do movimento, considerado vitorioso pelos grevistas no primeiro dia. “Podemos considerar uma vitória, sim. Pelo adesão surpreendente que tivemos neste primeiro dia”, disse Liceu Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários do RN.
Segundo os sindicalistas, 100% das agências dos bancos estatais não funcionaram. Nos bancos privados, fecharam cinco agência do Itaú e as três do HSBC. Em cinco cidades do interior as agências públicas não funcionaram: Parnamirim, Macaíba, Monte Alegre, São José do Mipibu e São Paulo do Potengi. A expectativa é de que a negociação só comece na semana que vem, depois que a Fenaban e o Governo Federal fizeram uma avaliação do movimento grevista.
Os bancários reivindicam um reajuste de 30% para os funcionários das redes estatal e privada. Além de mudanças na participação dos lucros e melhoria nas condições de trabalho. Os banqueiros e o Governo Federal estão oferecendo um reajuste de 4,5%.