Frio polar já matou mais de 620 pessoas na Europa

As paisagens europeias transformaram-se nas últimas semanas em paisagens de gelo e neve por causa de uma onda de frio
siberiano que fez os termómetros descer até aos -40º Celsius em algumas regiões. Mais de 620 pessoas já morreram.
Rios e lagos congelaram por causa da onda de frio que mantém o continente europeu em alerta há duas semanas. O Danúbio, por exemplo, ficou condicionado à navegação e, pela primeira vez em décadas, algumas zonas do Mar Negro, junto à costa, ficaram congeladas.

No sul do Kosovo pelo menos nove pessoas morreram quando uma avalancha atingiu a vila de Restelica, indicaram ontem as autoridades kosovares, acrescentando que uma criança de cinco anos se salvou neste acidente. O governo ordenou que as escolas permaneçam fechadas durante mais esta semana, uma vez que se espera a queda de mais neve. Muitas áreas desabitadas do país estão inacessíveis. 

No Montenegro o governo impôs o estado de emergência no sábado à noite depois de a neve ter bloqueado algumas estradas e caminhos-de-ferro em todo o país. Até agora já morreram três pessoas. Na capital do Montenegro, Podgorica, onde a neve já tem quase um metro de altura, a circulação de veículos privados foi proibida pelas autoridades.

Na Sérvia – que declarou o estado de emergência na semana passada – pelo menos 19 pessoas já perderam a vida. Os economistas prevêem que a vaga de frio possa custar ao país mais de 500 milhões de euros.

Na Polónia o ministério do Interior afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram nas últimas 24 horas, aumentando para perto de 100 o número de vítimas mortais naquele país.

Na Roménia, oito pessoas morreram de hipotermia nas últimas 24 horas, elevando para 65 o número oficial de mortes.

Na Ucrânia, as autoridades suspenderam a divulgação do registo de mortes. Os últimos dados publicados oficialmente, na terça-feira, indicavam pelo menos 135 mortos, fazendo desse país o mais duramente afectado.

Em toda a Europa as temperaturas desceram em alguns locais para -40.º Celsius naquele que é o Fevereiro mais frio em muitas décadas. Os meteorologistas prevêem queo frio se poderá prolongar até ao final do mês.